Português - 10.º ano do ensino profissional

(Cursos: Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico de Producão Metalomecânica - Programação e Maquinação, Técnico Programador de Informática, Técnico de Desporto)

Objetivo: Visa-se uma mudança nas práticas pedagógicas através da construção de jogos pelos alunos tendo como base os conteúdos programáticos. Encoraja-se o ensino entre pares como forma de motivação e de incentivo à descoberta pedagógica.

Jogos de Tabuleiro - Literatura Maker

1. Jogos de Tabuleiro, construídos pelos alunos, inspirados em clássicos da literatura.

Grupo 1 - Plano da viagem - viagem de Vasco da Gama - partida de Lisboa, chegada à Índia, viagem de regresso
Grupo 2 - Plano da História de Portugal - Episódios da História de Portugal contados por Vasco da Gama ao Rei de Melinde e Paulo da Gama ao Catual, profecias de Júpiter e do Adamastor
Grupo 3 - Plano da Mitologia - Consílio dos Deuses no Olimpo, Ilha de Vénus
Grupo 4 - Plano do Poeta . Considerações e reflexões do poeta, normalmente no final dos cantos
Grupo 5 - Renascimento e epopeia
Renascimento em Portugal e no mundo
Renascimento na pintura, arquitetura, música, escultura
O renascimento - causas, características valores
O que é a epopeia - conceito, definição
Artistas renascentistas italianos
Escritores renascentistas
O Humanismo - principais epopeias, Luís de Camões, Petrarca
Grupo 6 - Estrutura Interna e Externa
Grupo 7 - História Trágico Marítima

Agrupamento de Escolas Carlos Amarante 
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